10/12/2025 21:09
Ponto de investimento por parte da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro há quase duas décadas, a Arbitragem, com toda a estrutura, inovações ao longo do tempo e o VAR, foi apresentada pelo presidente Rubens Lopes ao gerente-geral da CBF Academy e Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, Davi Feques, na tarde/noite desta quarta-feira (10/12), na sede da entidade.
Na ponta inicial do futebol do Rio de Janeiro, a Arbitragem abre portas através da Escola de Arbitragem que, desde 2008, já formou 628 árbitros e árbitras, com cursos com duração de 18 meses e carga horária de 404h.
Após a formação, os árbitros formados são integrados ao DEAF, órgão técnico que prepara, escala, avalia, planeja a evolução e capacita os integrantes do quadro - atualmente são 300 entre homens e mulheres, árbitros centrais e assistentes.
Na apresentação, consta também os trabalhos realizados pelo Instituto de Ciência do Futebol (ICF) para o segmento Arbitragem. As 19 publicações assinadas pelo ICF buscaram entender cientificamente as ações dos árbitros, como por exemplo, o impacto da insônia no comportamento e rendimento do juiz.
- Nós trabalhamos intensamente a Arbitragem em todas as suas camadas. Da formação à parte operacional. Isso muito nos orgulha - disse o presidente Rubens Lopes.
No fim, após visitar as dependências da Federação de Futebol do Rio, Davi Feques conheceu as salas de VAR instalada na sede e viveu a experiência de ser um Árbitro de Vídeo ao lado do presidente Rubens Lopes e dos instrutores e árbitros do DEAF.
Agência FERJ