
27/07/2025 11:31
O Vasco da Gama conquistou o bicampeonato da Brasil Soccer Cup Sub-16, ao derrotar o Juventude-RS, nos pênaltis, por 6 a 5, após o empate em 1 a 1, no tempo normal, em decisão disputada na manhã de sábado (26/07), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé.
Os gols da partida aconteceram no primeiro tempo. A equipe cruz-maltina abriu o marcador com o apoiador Guilherme Melo, aos 17 minutos. Entretanto, logo após a parada técnica, o atacante Nathan deixou tudo igual para os gaúchos.
Com a igualdade no placar, o título foi decidido nas penalidades máximas. Nas primeiras cinco cobranças, as equipes tiveram 100% de aproveitamento.
Porém, na sexta batida, Guilherme Escorcio perdeu para o Vasco. O Juventude teve a chance de conquistar o título com o volante Caruaru, mas o camisa 5 mandou a bola na trave.
O título foi decidido na sétima cobrança. Os Meninos da Colina balançaram a rede com Matheus Lopes e jogou a pressão para o time de Caxias do Sul.
O atacante Rigotti foi para a bola, mas o goleiro Miguel Rodrigues fez a defesa que sacramentou a vitória e o título vascaíno.
Série Prata
Na preliminar de Vasco e Juventude, o Serrano e o projeto social Jesus Cristo Vive, de Nova Iguaçu, decidiram o título da Série Prata da BSC Sub-16. O torneio reuniu os terceiros colocados de cada grupo da primeira fase.
A equipe de Petrópolis venceu por 1 a 0, com gol do atacante Lucas Matheus, e levou a taça pela primeira vez.
A Federação parabeniza a garotada do Vasco da Gama e a base vascaína, comissão técnica, diretoria e funcionários pelo segundo título seguido da Brasil Soccer Cup Sub-16.
Todos os campeões
2022 – Flamengo (vice Cuiabá);
2023 – Flamengo (vice Santos);
2024 – Vasco da Gama (vice Flamengo);
2025 – Vasco da Gama (vice Juventude).
Números da competição
Gols: 206
Jogos: 70
Média de gols: 2,94 gols por partida.
Premiações individuais
Artilheiro: Fabrício (Internacional);
Destaque: Guilherme Melo (Vasco);
Melhor goleiro: Adami (Juventude);
Revelação: Riquelme (Independente);
Melhor técnico: Luan Moreira (Vasco).
Principais artilheiros
7 gols – Fernando (Internacional);
5 gols – João Kempes (Internacional) e Nathan (Juventude);
4 gols – Riquelme (Independente), Pedro Lucas (Paduano) e Allan Santos (Vasco).
Agência FERJ