Gerente da CBF Academy conhece a estrutura da arbitragem carioca
Visita do Coordenador do GT da Arbitragem (CBF Academy)

Ponto de investimento por parte da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro há quase duas décadas, a Arbitragem, com toda a estrutura, inovações ao longo do tempo e o VAR, foi apresentada pelo presidente Rubens Lopes ao gerente-geral da CBF Academy e Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, Davi Feques, na tarde/noite desta quarta-feira (10/12), na sede da entidade.
Na ponta inicial do futebol do Rio de Janeiro, a Arbitragem abre portas através da Escola de Arbitragem que, desde 2008, já formou 628 árbitros e árbitras, com cursos com duração de 18 meses e carga horária de 404h.
Após a formação, os árbitros formados são integrados ao DEAF, órgão técnico que prepara, escala, avalia, planeja a evolução e capacita os integrantes do quadro - atualmente são 300 entre homens e mulheres, árbitros centrais e assistentes.
Na apresentação, consta também os trabalhos realizados pelo Instituto de Ciência do Futebol (ICF) para o segmento Arbitragem. As 19 publicações assinadas pelo ICF buscaram entender cientificamente as ações dos árbitros, como por exemplo, o impacto da insônia no comportamento e rendimento do juiz.
- Nós trabalhamos intensamente a Arbitragem em todas as suas camadas. Da formação à parte operacional. Isso muito nos orgulha - disse o presidente Rubens Lopes.
No fim, após visitar as dependências da Federação de Futebol do Rio, Davi Feques conheceu as salas de VAR instalada na sede e viveu a experiência de ser um Árbitro de Vídeo ao lado do presidente Rubens Lopes e dos instrutores e árbitros do DEAF.
Agência FERJ

