Curso de Formação de Treinadores de Futebol

Apresentação

Durante muito tempo, o futebol, talvez por ter forte raiz popular, foi olhado como um elemento da cultura brasileira não afeito a estudos e ingerências científicas. No Brasil se chegou a cunhar a frase "jogador de futebol já nasce feito", o que levou aquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, a contradizer: "tudo que aprendi no futebol foi com muito esforço e treinamento" (Nascimento, E. A. Jogando com Pelé. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974).

Somente por volta da década de 80 começam as primeiras pesquisas sobre a preparação das equipes de futebol. A complexidade na formação e preparação dos jogadores, as mudanças nas metodologias de preparação das equipes e o surgimento de novas lideranças no ranking das equipes pertencentes ao universo do futebol, têm levado os responsáveis pelas Instituições que dirigem e promovem o futebol, a uma constante reflexão sobre os rumos que este esporte tomará nos próximos anos. Para que haja uma maior compreensão do que acontece dentro e fora dos gramados, hoje, se faz necessário entender o futebol sob a ótica da ciência, da arte e da cultura.

Com esse espírito o Instituto de Ciências do Futebol, atendendo às exigências contidas na Lei 9.615/98 e RDPs expedidas pelas CBF (01/2012) e FERJ (019/2012), criou em 2013 o Curso de Formação de Treinadores de Futebol, com o objetivo de qualificar e certificar profissionais para atuarem nas categorias sub-15, sub-17 ou sub-20 dos "Clubes Formadores".
 


 

Programa

1 - Futebol: Origens; Evolução dos Sistemas de Jogo no Brasil e no Mundo; Configuração Organizacional: FIFA, Confederações, Federações, Ligas; Noções de Direito Esportivo: A nova Lei Pelé, Contratos, Clubes Formadores, Estatuto do Torcedor.

2 - A Ciência (pesquisa quantitativa e qualitativa), a Cultura e a Arte como pilares para uma compreensão dos fundamentos da técnica individual, da tática, da preparação física e emocional dos jogadores de futebol; A trajetória das metodologias utilizadas na preparação das equipes de futebol.

3 - As Regras do Jogo.

4 - A Comissão técnica nas categorias de base; Setores que dão suporte ao trabalho do treinador: psicologia, assistência social e educacional, fisiologia, nutrição e outros.

5- A tecnologia da informação como ferramentas para o treinador de futebol: Scout, Análise de Desempenho e outras.

6- A Técnica Individual: conceito, fundamentos (Condução, Drible, Passe, Domínio, Chute, Cabeceio, Desarme) - Compreensão das características do jogo e de cada jogador. Qualidades técnicas importantes e as diversas funções executadas pelo jogador durante o jogo.

7- Metodologia do treinamento técnico: Exercícios Básicos, Específicos e Complementares; Aprendizado, Aperfeiçoamento e Manutenção; Planejamento e Avaliação; Exercícios Individuais e em grupos de 2, 3, 4, ou mais jogadores, Pequenos e Grandes jogos. Assimilação, especificidade x generalização.

8- A Técnica Coletiva - Tática no seu amplo sentido: Conceito; Sistemas de Jogo; A Tática (sentido restrito); Sistemas Defensivos (táticas defensivas) e Sistemas Ofensivos (táticas ofensivas); Situações Especiais (bola parada) defensivas e ofensivas.

9- Metodologia do Treinamento Tático: Planejamento e Avaliação; O treinamento das táticas ofensivas e defensivas. O treinamento das situações especiais defensivas e ofensivas.

10- Métodos Integrados de Treinamento: O treinamento físico-técnico, técnico-tático, físico-técnico-tático; A Periodização Tática. Elaboração, organização e aplicação do planejamento de treino técnico, tático e físico. A transição de jogadores para a categoria Profissional.
 


 

Matrícula

Prezados,

Devido à alteração curricular do Curso de Treinadores de Futebol oferecido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, visando adequar seu conteúdo ao que existe de mais atual nesta área e capacitar ainda mais os profissionais formados, informamos que a VI Turma do CFT está suspensa, sem data para realização.

Agradecemos sua procura.

Assim que houver qualquer nova informação, entraremos em contato com os interessados.

Maiores informações na secretaria do curso pelo telefone (21) 2254-3920 (Aldemir/Carla).

Att.
Jorge Narciso
Diretor ICF

 


 

Coordenação

 
Humberto Rêdes   Humberto Rêdes - Coordenador Geral do Curso de Formação de Treinadores do Instituto de Ciências do Futebol - ICF da FERJ. Doutor em Ciências do Desporto - Faculdade do Desporto da Universidade do Porto - Porto, Portugal (2012); Mestre em Educação pela UFRJ (1991); Especialização em Futebol pela EEFD da UFRJ (1978); Licenciatura Plena - EEFD da UFRJ (1975); Bacharel em Administração de Empresas - Faculdade de Administração e Economia da UFRJ (1970). Jogador profissional de Futebol (Botafogo FR e CR Flamengo - 1964 a 1972); Seleção Brasileira Olímpica (1964); Treinador de Futebol profissional do Botafogo FR, Olaria AC e Seleções Brasileiras sub-17, Qatar sub-17 e sub-20 (1984 a 1995); Gerente de Futebol no Botafogo FR, América FC, Fluminense FC e Seleções Brasileiras de base (1995 a 2010). De 1978 até o presente atuou como professor dos cursos de Futebol (graduação e pós-graduação) da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.
     
Carlos Faria   Carlos Faria - Coordenador Técnico do Curso de Formação de Treinadores do ICF da FERJ; Licenciatura Plena em Educação Física (1990) com Especialização em Futebol (1991) pela EEFD/UFRJ. MBA em Administração Esportiva pela EBAPE/FGV-RJ (2000). Instrutor de Treinadores FIFA Futuro III (2007), Programa Internacional FGV FIFA CIES em Gestão, Marketing e Direito no Esporte (2013). Desde 1992 trabalha no mercado esportivo, dentro e fora das quatro linhas, em organizações como a CBF, Escola Brasileira de Futebol /CBF, Kentaro Group, Fluminense FC, Botafogo FR, Paraná Clube, Náutico/PE, ABTF e SINTREFUTRJ. Atualmente, é sócio e consultor em gestão e planejamento estratégico na Perruci Faria Consultoria, associado na BW Marketing, secretário-geral do SINTREFUTRJ e professor convidado na ESPM/RJ.
     
Neider dos Santos  

Neider dos Santos - Graduado em Educação Física pela UFRJ (1989) e pós-graduado, "Especialização em Futebol" pela UFRJ (1990). Técnico do Profissional do Al Nasr , Omã (1997 / 1998), sagrando-se campeão da Liga Principal. Diretor Técnico e Treinador do Time Principal, Olímpico, Sub 20 e Sub 17 da Seleção da Guiana (2002 - 2005) disputando as eliminatórias da Copa da Alemanha, Pré-Olímpico de Atenas, eliminatórias Sub 20 e Sub 17, tendo também ministrado, anualmente, cursos de futebol para os treinadores locais. Técnico da equipe principal do Simba Sports Club, Tanzânia (2006 - 2007). Atuou como Diretor Técnico e Treinador do Time Principal e Olímpico da Seleção de Bahamas (2007 - 2008) disputando as eliminatórias da Copa da África do Sul e Pré Olímpico de Pequim, tendo também ministrado cursos de futebol para os treinadores locais. Técnico do Profissional do Azam F.C. - Tanzânia (2008 - 2009) e Técnico do Profissional do Montego Bay United, Jamaica (2010 - 2012).

     
Sergio Carnevale  

Sérgio Carnevale - Graduado em Educação Física pela UFRJ (1992) com Mestrado em Ciências do Esporte pela UNICAMP (1999). Concluiu o Curso de Árbitros pela EAFERJ (1987); Autor de diversos projetos sobre Futebol dentre os quais o "Projeto Qualitativo Aplicado as Escolas de Futebol" - CNPq / UFRJ / EEFD (1991); Proferiu palestra no curso de Futebol da EEFD/UFRJ e no Curso para Treinadores de Futebol da Associação Brasileira de treinadores de Futebol - ABTF com o tema "A Escola de Futebol do FC Barcelona" (2012).

COMUNICADOS

DOCUMENTOS

PARCEIROS

Penalty
Sportradar