Curso Árbitro de Futebol Complementar - Conf. Normas Ing. RENAF - CBF
E.A.F.E.R.J. - ESCOLA DE ARBITRAGEM DA FERJ
CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DA FERJ - COMPLEMENTAR
PARA INGRESSO NO QUADRO DE ÁRBITROS DA CBF
EM CUMPRIMENTO AS NORMAS PARA INGRESSO NA RENAF - CBF
Início - a ser definido
- Objetivos
Curso complementar para árbitros de futebol em cumprimento as normas para ingresso na RENAF - CBF onde a exigência para ingresso é o diploma de formação de árbitro com a carga horária mínima de 220 horas/aulas.
- Público alvo
Árbitros de futebol das Ligas Desportivas filiadas a FERJ e que possuam certificado emitido pela EAFERJ.
Árbitros de futebol que comprovadamente tenham cursado cursos de árbitros em escolas de formação de árbitros em qualquer federação do Brasil.
Horário e local das aulas
|
Dia |
Horário |
Local |
|
2ª, 3ª e 5ª feira |
De 19:00 às 22 horas |
Auditório da FERJ |
|
Sábados |
De 9:00 às 13 horas |
Aulas Práticas |
|
Sábados e Domingos |
Se necessário |
Estágio prático em jogos oficiais da FERJ |
- Duração - 06(seis) meses
- Carga horária mínima complementar - 212 horas/aulas teórico/práticas.
- Estrutura curricular
|
Disciplinas |
Carga horária complementar mínima |
|
RF - Regras de Futebol |
56 horas |
|
MTAF - Mecânica e Técnica de Arbitragem de Futebol |
56 horas |
|
PES - Prática e Estágio Supervisionado |
a ser definido |
|
AA - Árbitro Assistente |
10 horas |
|
EOE - Expressão Oral e Escrita |
10 horas |
|
SR - Súmulas e Relatórios |
10 horas |
|
PSICAF - Psicologia Aplicada à Arbitragem de Futebol |
10 horas |
|
LCD - Legislação e Código Desportivo |
10 horas |
|
NPSAF - Noções de Primeiros Socorros Aplicado à Arbitragem de Futebol |
10 horas |
|
NUTAF - Nutrição Aplicada à Arbitragem de Futebol |
10 horas |
|
ING - Inglês |
10 horas |
|
ESP - Espanhol |
10 horas |
|
FIS - Fisioterapia Aplicada à Arbitragem de Futebol |
10 horas |
Observações:
1 - Carga horária mínima complementar tomando como base o Curso de Formação de Árbitros para as Ligas Desportivas Filiadas da FERJ;
2 - As notas, médias e critérios de frequência seguem o regulamento dos Cursos de Formação de Árbitros EAFERJ;
3 - Caso esteja ocorrendo a disciplina no Curso de Formação de Árbitros da EAFERJ o aluno poderá cursá-las normalmente na turma regular.
Matrículas: Data a ser definida, de segunda a sexta feira, das 13:00 às 18:00 horas na sede da Escola de Árbitros da FERJ - Avenida Professor Manoel de Abreu, nº 76 - Maracanã.
- Documentação
Certificado de árbitro de futebol expedido por qualquer Federação de Futebol do Brasil ou expedido pela EAFERJ em parceria com as Ligas Desportivas Filiadas.
Histórico escolar das disciplinas cursadas com respectiva carga horária.
Comprovante de escolaridade do ensino médio ou equivalente - cópia autenticada, ou em caso de apresentação de declaração que esteja cursando o curso superior, tal declaração deverá ter a firma reconhecida.
Atestado médico de capacitação para prática de atividade física.
Atestado de Acuidade Visual para exercer a atividade de Árbitro de Futebol prescrito por um oftalmologista.
02 retratos 3x4 (recente)
Documento de identidade - cópia autenticada
Os documentos acima deverão ser apresentados também em seus originais.
PODERÃO SOLICITAR MATRÍCULA OS CANDIDATOS QUE:
Apresentarem a documentação exigida;
Tenham altura mínima de 1,60m;
Não sejam portadores de doença ou deficiência física incompatível com a função de árbitro de futebol.
INVESTIMENTO
Matrícula: valor da matrícula do Curso de Árbitros oficial e regular da EAFERJ no ano em curso.
Investimento: seis parcelas mensais no valor da mensalidade do Curso de Árbitros oficial e regular da EAFERJ no ano em curso.
- Coordenação geral- Professor Dr. Carlos Elias Pimentel, Diretor da Escola de Arbitragem da FERJ, Ex-Árbitro da FIFA e Ex- Presidente da Comissão de Árbitros da FERJ.
ATENÇÃO : A Matrícula só será confirmada após a entrega da documentação exigida e do comprovante de pagamento da taxa.
Matrículas abertas, informações pelo tel: 2254-3920 das 13h às 19h

