Capitão Cadão atua como treinador do Friburguense no Torneio OPG

30/08/2016 16:31

Sem chuteiras, meiões ou calção de jogo. De calça jeans e tênis, não se atreveu a entrar em campo, saudar a torcida e ocupar o lado direito de zaga do Friburguense. Sem a braçadeira de capitão, mas com a mesma postura de líder. A liderança pelo exemplo é uma característica na carreira de Cadão, e a serenidade observada dentro das quatro linhas foi levada também para a área técnica. Em uma de suas primeiras experiências como treinador, em uma partida oficial, o zagueiro tricolor manteve-se calmo durante todo o tempo.

Orientações, em sua maioria, apenas no pé do ouvido. Aplausos, os tradicionais gritos de "boa", "vamos", "atenção". Também teve o "meu Deus" - comedido é verdade - a cada chance desperdiçada ou perigo proporcionado pelo adversário.

Cadão vibrou depois do apito final, e distribuiu sorrisos. Afinal de contas ele teve estrela: sob seu comando, o Frizão estrou com vitória no Torneio OPG por 2 a 0 sobre o Ceres, na tarde do último sábado. "A minha característica é essa mesmo, de tranquilidade. Difícil mudar. Nunca fui de me exaltar, mesmo sendo capitão do time. Nunca dei berro, sou bem tranquilo, mas a cobrança é a mesma. Ela deve sempre existir do futebol", afirmou o capitão do Tricolor da Serra.

Cadão vai completar 45 anos no próximo dia 30 de setembro, e apesar da experiência como técnico, ele continua atuando pelo Friburguense na Copa Rio. Desfalque diante do Resende, por conta de uma lesão da panturrilha, o capitão deve estar à disposição para o duelo contra o Volta Redonda, no próximo dia 7. Fato que não impede uma possível conciliação entre a sequência na competição estadual e o comando técnico no OPG.

Quando não puder dirigir a equipe, Eduardo deverá assumir a função. Os treinos dos juniores acontecem também no Eduardo Guinle, o que vai facilitar o trabalho de Cadão. "A experiência foi muito legal, por conta de uma necessidade. O José Siqueira (gerente de futebol do Friburguense) me fez o convite e eu aceitei. Conversamos apenas para a estréia e vamos voltar a conversar nesta semana. Como os jogos da Copa Rio são na quarta e do OPG são no sábado, pode ser que eu consiga manter as duas funções. Seria muito bacana", revelou.

O ídolo tricolor mantém o discurso de cautela ao falar sobre a continuidade nos gramados, mas já há algum tempo se prepara para seguir no futebol após encerrar a carreira. No dia 17 de setembro, se forma no curso superior de Educação Física. A tendência, contudo, é que Cadão dispute o Campeonato Carioca da série B pelo Friburguense na próxima temporada. A partir de agora, no entanto, acumulando uma nova função.


Agência FERJ

imgCapa
© FERJ 2013 OUVIDORIA| FALE CONOSCO| ÁREAS RESTRITAS| ANUNCIE| VOLTAR AO TOPO SITE OFICIAL DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Todos os direitos reservados