Bangu utiliza tecnologia na preparação dos atletas

07/12/2017 14:10

O Bangu vem buscando uma modernização de seus equipamentos para a melhor performasse possível dentro de campo. Além de aparelhos de última geração para os exames na primeira semana e de um drone no auxilio da comissão técnica, os atletas agora estão podendo utilizar o Catapult para uma avaliação mais aplicada por parte da preparação física.

Responsável pela implementação do aparelho no Alvirrubro, o fisiologista Paulo Figueiredo explicou de maneira detalhada as finalidades dele. "O Catapult é um equipamento utilizado pelas melhores equipes do mundo. Ele é um acelerômetro, magnetômetro e osciloscópio. Ou seja, mede a quantidade de metros que o atleta percorre e a aceleração que é imprimida, além de saber quando o atleta corre para frente ou trás, quando acelera e desacelera. Nós temos a ideia perfeita de toda movimentação do jogador mapeada dentro do campo. É algo extremamente útil porque programamos todos nossos treinamentos de acordo com a necessidade de cada um. O Catapult é um instrumento imprescindível nos dias de hoje para fazer uma boa avaliação do rendimento físico da equipe durante a atividade de treino e jogo", revelou Paulo Figueiredo.

O fisiologista afirmou que o aparelho ajudará para fazer um trabalho personalizado do atleta. "A minha análise é feita a partir de uma série de algorítimos em que podemos depreender o que o atleta faz. Na próxima semana, vou fazer uma apresentação a eles sobre o que o Catapult pode ajudar no trabalho diário. Irei apresentar as fachas de velocidade e o que pretendemos fazer com a mapeação disso tudo. O atleta irá saber quanto ele corre, quanto correu e qual a pegada atual da equipe. O objetivo é conhecer o atleta e imprimir uma grande pegada para encarar qualquer time de igual para igual", encerrou.

Todo trabalho entre o setor de fisiologista caminha integrado com a preparação física, com os preparadores Fabrício Abreu e Gustavo Teixeira. Os resultados das avaliações são analisados e, posteriormente, colocados em prática nos treinamentos a partir da necessidade de cada jogador.


Agência FERJ

imgCapa
© FERJ 2013 OUVIDORIA| FALE CONOSCO| ÁREAS RESTRITAS| ANUNCIE| VOLTAR AO TOPO SITE OFICIAL DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Todos os direitos reservados